Correio Popular Notícia


CACOAL
Igreja Adventista promove mutirão para doação de sangue

Data da notícia: 2017-03-17 18:45:14
Foto: Adventistas.org
A iniciativa da Igreja Adventista do 7º Dia busca aumentar estoque de sangue e conquistar novos doadores

(Da Redação) A transfusão de sangue iniciou em 1665 com testes em animais, em Oxford, no século XVIII por Richard Lower. Mais tarde houve mais testes, inclusive em humanos, e hoje é usada para salvar vidas.

Mesmo que a doação dure, em média, 15 minutos, menos de 2% da população brasileira doa sangue anualmente e ?cerca de 60% a 70% desse total vinculam sua doação a um amigo ou parente. Nos países desenvolvidos, 7% a 8% da população doa sangue? de forma voluntária e habitual.

Com essa realidade, o estoque dos hemocentros do Brasil oscila muito em relação ao nível de doadores. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), por exemplo, para se manter com o estoque abastecido, precisa de 100 bolsas de sangue todos os dias, mas consegue, em média, 70 bolsas.

Contudo, esse número varia em datas comemorativas, como o Carnaval e feriados prolongados, onde o número de acidentes costuma ser maior.

Pensando em amenizar essa realidade e atender ao próximo, os jovens adventistas incorporaram ao projeto Global Youth Day o projeto Vida por Vidas, que estimula a doação de sangue.

A coleta vai acontecer neste sábado (18), na Igreja Adventista do Sétimo Dia - Rua Rio Branco, 2145, em frente à praça municipal, das 8 às 17 horas.

O projeto Vida por Vidas é uma iniciativa da Igreja Adventista e existe desde 2005 com o objetivo de contribuir com os hemocentros por meio da doação de sangue. Além da doação, também será feito o cadastramento para a doação de medula óssea. Já o Global Youth Day é o dia de celebração dos jovens adventistas ao redor do mundo.

"A ideia é criar um movimento global, onde os nossos jovens estarão envolvidos em iniciativas que promovam a compaixão, como doar sangue, visitar asilos e outras ações. Na América do Sul, de modo especial, nossa intenção é realizar uma onda de doações de sangue", explica o pastor da Igreja Central de Cacoal, Washington Ferreira.

Segundo a assistente social da Fhemeron em Cacoal, Maria José Ramos, essa parceria existe desde 2005 e tem servido de grande ajuda. ?A Fhemeron é a única instituição pública responsável pela coleta de sangue em todo o estado de Rondônia. A parceria da Igreja Adventista, que vem de longa data, nos ajuda a manter o estoque no nível que procuramos?, declarou.

A responsável pelo Vida por Vidas em Cacoal, Delvita Martins, explica a proposta da iniciativa. ?Esse projeto acontece em oito países da América do Sul desde 2005 e o que queremos é levar ajuda à sociedade, suprindo a carência de sangue para atender aos que necessitam?.

Atenção
Recomenda-se não esquecer o documento de identidade original. Só será aceita cópia autenticada em cartório. Mas aceita-se Carteira de Identidade (RG), Carteira Profissional, Certificado de Reservista, Carteira de Motorista ou Carteiras de Conselhos de Classe. O lanche oferecido após a doação irá auxiliar na sua hidratação. A organização pede não deixe de fazê-lo.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1111 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.